Transporte coletivo: Que tipo de ônibus queremos?

Belo Horizonte tem optado pelo alargamento de grandes avenidas, priorizando os corredores de ônibus como opção para o transporte coletivo. Se unirmos duas soluções: Hibridos (elétricos + biodiesel) é o que queremos para BH do século XXI.

Volvo BRT Suécia

- Os ônibus especialmente adaptados para usar biodiesel em Curitiba devem começar a circular na Linha Verde a partir de primeiro de agosto.

Volvo B5L Hybrid Double Deck Londres

- A tecnologia híbrida do veículo reduz em 35% a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Os ônibus estão sendo utilizados na linha 141 da capital inglesa.

Volvo BTR México

O ônibus elétrico-híbrido é um ônibus que utiliza tecnologia similar a de um trólebus. A diferença é que ele é capaz de gerar sozinho (com a ajuda de um motor a diesel) a energia necessária para se locomover, diferente dos trólebus que necessitam de uma rede elétrica. A tecnologia utilizada nos híbridos para controlar a aceleração, a velocidade e o sistema de freios é mais moderna. A partida é dada utilizando um motor a diesel, e depois disso o ônibus utiliza o motor elétrico para se locomover, e também para fazer funcionar o restante dos equipamentos do veículo. A emissão de fumaça é 90% menor em relação aos ônibus tradicionais. O principal empecilho na aceitação destes veículos por proprietários de empresas de ônibus é o valor. Eles são 40% mais caros do que os ônibus comuns, porém a vida útil destes ônibus pode ultrapassar os 25 anos.
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Era só o governo garantir o funcionamento do sistema,não seria tanto investir muito,que seria ótimo resolver o problema,mas o que o povo quer mesmo é o bom atendimento do transporte público

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