SERVIÇOS AMBIENTAIS E OS PARQUES URBANOS
A Associação propõe discutir os serviços ambientais prestados pelas áreas verdes numa metrópole como BH e pergunta:
Quanto vale um Parque?

Pensar que a natureza é infinita e, portanto, “grátis e ilimitada”, provocará a contínua degradação do planeta. Os ecossistemas executam serviços que permitem a manutenção da vida na Terra: água doce, alimentos, controle do clima etc.

1 - Sequestro de carbono: O conceito de seqüestro de carbono foi consagrado pela Conferência de Kyoto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera , visando a diminuição do efeito estufa.

2 - Umidificação do ar: Significa quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera. A baixa umidade do ar , provoca o aumento de doenças respiratórias durante o Inverno intensificado pela inversão térmica.



3 - Estabilização climática: A atividade humana, o grande número de veículos, indústrias, prédios, o asfalto das ruas e a diminuição das áreas verdes criam mudanças muito profundas na atmosfera local, modificando também a temperatura e as chuvas nas cidades.


4 - Produção de água: A diminuição da qualidade da água necessária para o consumo humano é agora um fenômeno universal não é apenas um problema sério para as regiões áridas ou semi-áridas.



5 - Diminuição a poluição atmosférica: A arborização do meio urbano é um fator extremamente importante para a qualidade do ar. Uma cortina de árvores, por exemplo, é capaz de reter mais de 80% das partículas inaláveis emitidas pelos motores a diesel.


6 - Polinização: Os serviços ambientais de polinização prestados por aves, insetos e morcegos para espécies vegetais silvestres e agrícolas foram estimados, em aproximadamente, 33 trilhões de dólares anuais.



7 - Prevenção de enchentes: As cidades apresentam um alto índice de impermeabilização do solo, ou seja, a água das chuvas não penetra no solo devido ao asfalto e ao concreto das ruas, por isso cada m2 de área permeável tem inestimável valor.

8 - Ecoturismo: As estimativas é que o crescimento do ecoturismo se situe em 20% ao ano. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.


9 - Poluição Sonora: A poluição sonora é a perturbação, que envolve maior número de incomodados, e diante dos danos dramáticos causados já ocupa a terceira prioridade entre as doenças ocupacionais, só ficando após das provocadas por agro-tóxicos e as osteo-articulares no Estado de SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado